Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

19/06/2019ㅤ Publicado às 09:58

O Concurso Público Nacional de Fotografia – Prêmio Fotográfico: Palmas 30 Anos foi o primeiro concurso dessa natureza realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO). Os três temas do Concurso tinham como foco a arquitetura e a cidade, dando destaque especial aos 30 anos de Palmas.

Foram inúmeras fotografias recebidas, todas com muita qualidade, cuidado e a delicadeza do olhar de cada fotógrafo participante do concurso, seja ele profissional ou amador. Ao final do concurso, além da premiação em dinheiro, os vencedores tiveram suas fotografias apresentadas na 1ª Mostra Fotográfica do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), realizada durante os meses de maio e junho, no Espaço Cultural.

O professor de filosofia e fotógrafo amador, Rafael Silva Oliveira, participou pela primeira vez de um concurso que uniu a fotografia e a arquitetura. Ele ficou em primeiro lugar na categoria arquitetura, e comentou a sua experiência. “Eu gostei de participar do concurso, achei uma oportunidade interessante, com algo que me atrai que é a fotografia de arquitetura. Essa não é a primeira vez que participo de concurso de fotografia, mas de fotografia de arquitetura é a primeira vez. Eu acho essa uma excelente iniciativa, do CAU, para fotógrafos profissionais e amadores. No meu caso amador, tiro inúmeras fotos da cidade, diversos ângulos sobre inúmeras perspectivas, e quando surge uma oportunidade de participar, de ser premiado, de compor uma exposição, eu acho isso muito válido. Espero que aconteça mais vezes”, destacou.

O servidor público, Nielcem Fernandes, ganhou em duas categorias diferentes. Trabalhando no ramo da fotografia há 10 anos, ele destaca a emoção em ver o resultado. “Fiquei surpreso em saber que ganhei em duas categorias. Senti que o meu trabalho foi reconhecido. Já participei de outros concursos, mas esse é o primeiro que fico em primeiro colocado, uma evolução do trabalho que venho apresentando. Minha relação com a fotografia é tudo. Eu formei no curso de fotografia e desde então eu vivo dela. Para mim, é uma maneira de expressar o meu olhar”, reforçou.

O fotógrafo profissional avaliou positivamente a iniciativa do Conselho. “Para mim foi excelente participar do concurso, uma vez que as fotos também foram expostas na Fundação Cultural de Palmas e repercutiu bastante o meu trabalho, além de poder mostrar um pouco do meu olhar sobre a capital. Esse tipo de iniciativa é excelente porque incentiva os praticantes da fotografia a apresentarem seus trabalhos e também mostrar um olhar diferente sobre a capital, os prédios, a beleza arquitetônica e paisagística da cidade, que é o meu nicho de fotografia”, disse.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE