Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

20/11/2020ㅤ Publicado às 15:13

O ATHIS é promovido e coordenado pelo CAU/TO e aborda o conceito e necessidade de expansão da moradia digna

O programa de Assistência Técnica de Habitação e Interesse Social (ATHIS) foi retomado em setembro. De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), cerca de 60 famílias já estão sendo atendidas com projetos de arquitetura, que levam condições mais dignas de habitação aos moradores de Luzimangues. O projeto segue até o dia 02 de dezembro.

Na região, os trabalhos que estão sendo realizados incluem a elaboração de projetos, sempre levando em consideração os critérios de conceito e inovação; adequação às normas; clareza e funcionalidade. Outro ponto fundamental que os profissionais estão reforçando em Luzimangues é a sustentabilidade socioambiental; conforto térmico; acessibilidade, inclusão e adequação social.

Pelo ATHIS, a moradora do Parque dos Buritis, Selma Araújo de Lira, viu “seu desejo se tornar realidade”. “Eu não tenho condições financeiras de pagar um projeto para reformar a minha casa. Depois que meu neto nasceu, sentimos a necessidade ainda maior de ter mais dignidade no nosso lar. Estou muito feliz. Admiro e sou grata a todas as profissionais que me atenderam. Espero que o programa continue, porque, assim como eu, muitas outras famílias também estão precisando”, contou a moradora.

Letycia Teles é uma das arquitetas que está trabalhando no programa. Até o momento, ela já atendeu cerca de 10 famílias, em que as principais necessidades foram de regularização da moradia e reforma. A profissional contou como está sendo a sua primeira experiência com o ATHIS. “A cada dia é um aprendizado a mais. Cada visita que fazemos é única. Nosso trabalho vai muito além de apresentar um projeto assinado; nós estamos ali prestando assistência técnica para quem não tem qualidade de moradia”, destacou.

A arquiteta reforçou, ainda, que a sua participação no programa vai abrir as portas para que ela continue trabalhando neste segmento. “Eu vejo o quanto é necessário os municípios adotarem modelos de programas como o ATHIS, porque todo mundo tem o direito à moradia digna e tenho certeza que essa nossa participação é um grande passo para essa conquista”, celebrou Letycia.

Habitação no Brasil
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 5 milhões dos domicílios brasileiros são considerados irregulares, com ausência de serviços públicos essenciais e localizados sem áreas de ocupação. A região Norte ocupa o primeiro lugar no ranking, com 18% de moradias subnormais.

ATHIS
O projeto de ATHIS é uma promoção e coordenação do CAU/TO, através da Comissão de Política Profissional do CAU Tocantins (CPP-CAU/TO), e tem parceria do Município de Porto Nacional, selecionado através de Edital de Convênio Institucional nº 01-2020. O programa tem a participação de cinco Arquitetas e Urbanistas, além de 10 estagiários de Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino: UFT, ULBRA, CESUP e UNICATÓLICA.

A supervisão do projeto de ATHIS em Luzimangues está a cargo do Arquiteto e Urbanista Paulo Jordão, Diretor de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade do Município de Porto Nacional. As Arquitetas e Urbanistas participantes são: Letycia Teles de Souza, Raylane Alencar Soares, Giovanna Barbosa Goulart da Silva, Kiscylla Roberta de Sousa Reis e Núbia Maria Pereira dos Santos Bezerra, que foram selecionadas através do edital de Seleção Pública Simplificada – SPS nº 02/2020.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE