Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

17/07/2019ㅤ Publicado às 15:51

O concurso uniu a arquitetura e urbanismo ao design gráfico para criação de logotipo

Rio de Janeiro, the first UNESCO-UIA World Capital of Architecture 2020

A União Internacional dos Arquitetos (UIA) realizou o Concurso de Logotipo da Capital Mundial da Arquitetura da UNESCO-UIA, com objetivo de selecionar um desenho que será utilizado globalmente para a promoção do programa trienal de Capital Mundial da Arquitetura. Foram 588 trabalhos inscritos no concurso, com finalistas da Venezuela e do Brasil.

Em primeiro lugar ficou o designer gráfico da Venezuela, Pedro Contreras Olivo. A logo foi escolhida pela simplicidade, clareza de sua mensagem e coerência estética com os logotipos da UNESCO e da UIA. Segundo Pedro,“a Capital Mundial da Arquitetura é uma cidade em uma jornada através da inovação e planejamento, mas também através de seus valores culturais e patrimônio histórico”.

 

Em segundo lugar, ficaram a arquiteta e urbanista, Gabriella Agostini, e o designer gráfico e fundador da VTR Arte + Design, Victor Barros Silva, ambos do Estado do Tocantins, Brasil. Para a Gabriella Agostini, participar da competição foi uma experiência incrível. “Tive a oportunidade de unir duas áreas que eu gosto muito, que é arquitetura e design. Ser arquiteta e estar inserida no contexto da arquitetura ajudou a montar o memorial, o briefing e a formar o conceito da logo, que foram baseados nas missões e valores das instituições envolvidas [ UIA e UNESCO] e no que representa ser a Capital Mundial da Arquitetura”, ressaltou.

Ainda segundo a arquiteta e urbanista, eles não esperavam estar entre os primeiros colocados, mas ficaram felizes em poder representar o Brasil em uma competição de caráter internacional.

O designer Victor Barros Silva explicou o processo criativo na construção da logo. “Nós nos reuníamos pra trocar conversa e escutar disco de vinil, enquanto as ideias iam surgindo. O tema do concurso era a cidade como centro do mundo, então, a gente partiu para o Niemeyer Style: dois rabiscos e está pronto; fizemos um círculo preto que representava o mundo, e no meio dele um circulo menor que representava a cidade. Depois disso dividimos ao meio e, a partir daí, criamos a tipologia existente na marca. Criamos um alfabeto baseado nessas formas geométricas e vimos que era algo que chamava a atenção visual pela simplicidade, força e clareza da informação que estava sendo passada. Foi um desafio e tanto”, revelou Victor.

“A iniciativa da parceria entre a UIA e a UNESCO em promover um cenário para estimular debates e pensamentos sobre as cidades é de suma importância; por isso, ao desenvolvermos a logo que representasse a Capital Mundial da Arquitetura, o conceito trabalhado foi o de cidades como centro de ideias, e para isso foi pensado uma forma básica universal e facilmente identificada em qualquer parte do mundo, o círculo”, comentou a arquiteta e urbanista Gabriella Agostini também sobre o processo criativo.

Para Victor Barros Silva, estar entre os primeiros colocados ainda vai trazer muitos benefícios para a carreira profissional dos dois, porém, já mostra o potencial e a capacidade de criação deles. “Daqui para frente muito pode acontecer, ideias temos em demasia e acredito que devo focar mais nessa área de Branding e Gestão de Marcas, quem sabe abrir um estúdio especializado nisso. O futuro é uma incógnita, mas a melhor forma de prevê-lo é criar ele agora. Obrigado, Deus”, agradeceu o designer.

Uma menção honrosa foi concedida aos profissionais Mauricio Schavinskie e Tainara Comiotto, também do Brasil. O design de seu desenho representa o mundo em constante mudança, procurando adaptar-se às forças que atuam sobre ele. A escolha se deu pela criatividade e mérito artístico geral.

Sobre a Capital Mundial da Arquitetura da UNESCO-UIA

A Capital Mundial da Arquitetura é um novo programa trienal lançado pela UNESCO e pela UIA, pelo qual as duas organizações designarão cidades que receberão o Congresso Mundial de Arquitetos da UIA como Capitais do Mundo da Arquitetura por um período de um ano. A cidade, designada como Capital Mundial da Arquitetura, se tornará um fórum global para discutir os desafios prementes que nosso mundo enfrenta, através dos prismas de cultura, patrimônio, planejamento urbano e arquitetura.

A UNESCO, a UIA e instituições locais organizarão atividades e eventos para promover projetos que envolvam não apenas arquitetos e planejadores urbanos, mas profissionais de todos os outros setores relacionados, incluindo artistas, escritores, formuladores de políticas e instituições sociais. O objetivo primordial da iniciativa Capital Mundial da Arquitetura é que as cidades designadas se considerem espaços abertos e criativos para discutir, trocar e buscar soluções para o dilema urbano. O logotipo vencedor será usado internacionalmente para a promoção e marca deste projeto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE