Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

30/05/2019ㅤ Publicado às 18:20

Na tarde da última quinta-feira, 30, foi realizada a abertura da I Conferência Municipal de Mobilidade Sustentável. O evento iniciou com duas palestras em seu primeiro painel com tema “Desenvolvimento urbano e mobilidade”, ministrado pelos arquitetos e urbanistas Tereza Herling e Lúcio Cavalcante, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO). Após as apresentações, os participantes debateram o tema com os palestrantes.

A arquiteta e urbanista, Tereza Herling, foi a primeira palestrante da Conferência e apresentou a experiência desenvolvida, em São Paulo, no desenvolvimento do plano diretor estratégico da cidade, elaborado com o eixo principal a questão da mobilidade. A arquiteta e urbanista destacou a importância de Palmas estar discutindo o tema. “Por ser uma cidade nova Palmas deve evitar o erro que as outras cidades cometeram e investir em transporte público como eixo de urbanização planejada, o que é muito importante”, disse.

O Conselheiro do CAU/TO, Lúcio Cavalcante, foi o segundo palestrante da tarde e falou sobre o tema “A desigualdade da urbanização em Palmas/TO”. “A temática que trato não tem o termo mobilidade, especificamente, mas algumas questões relevantes da política urbana voltada para Palmas que nós vemos que está tudo misturado. Reunindo os diversos pontos de vistas diferentes, podemos fazer uma breve leitura de Palmas para podermos situar essa discussão”, ressaltou.

A estudante de arquitetura e urbanismo, Raylane Alencar Soares, comentou sobre os temas da I Conferência. “Eu considero de bastante importância e relevância para a Capital, tendo em vista a quantidade de acidentes de trânsito que ocorrem aqui. A cidade foi pensada justamente pela malha viária, para ter fluidez no trânsito, e apesar de todas essas diretrizes do projeto, hoje, a gente tem uma cidade que tem números alarmantes de acidentes, acho que isso esta relacionado à consciência da população em si. A gente vê que a população palmense é prioritariamente jovem e masculina, e tem muito trânsito de motos, então, é importante começar a educar os jovens para que, no futuro, eles possam educar seus filhos e que tragam bons exemplos”.

A abertura contou com a participação do vice-presidente do CAU/TO, Hildebrando Paz, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas), Silvan Portilho, o representante do Ministério Público, José Maria, o vereador Claudemir Portugal, e a presidente do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT), a secretária de segurança e mobilidade urbana Welere Barbosa.

A capacitação é uma realização do CMAMTT, em parceria com o CAU/TO e a CDL Palmas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE