Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

21/02/2019ㅤ Publicado às 10:37

Na noite desta quarta-feira, 20, estudantes de arquitetura e profissionais da área participaram da palestra “Aleph Zero – Moradias Infantis”, com o arquiteto Pedro Duschenes, realizada no auditório do SEBRAE, em Palmas (TO).

Durante o encontro, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), Pedro Duschenes, falou sobre o projeto idealizado por ele e seu sócio, Gustavo Utrabo, a convite da Fundação Bradesco, para uma escola localizada na zona rural de Formoso do Araguaia, no Tocantins, uma instituiçãoque recebe alunos em regime de internato.  “A ideia desse projeto era aproximar as crianças da escola, já que elas passam grande parte da semana nesse local. Um dos objetivos era dar vida e transformar em uma espécie de segundo lar, para que se sentissem acolhidas,” ressaltou Pedro.

A proposta deu tão certo que, em 2018, os arquitetos foram vencedores do Prêmio RIBA International Prize, com o projeto das moradas infantis.

Segundo o presidente do CAU/TO, a ideia de trazer Pedro Duschenes a Palmas surgiu com a de criação do Primeiro Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins, que foi realizado pela entidade e que busca incentivar os acadêmicos que estão nos períodos finais do curso a desenvolverem projetos inovadores. “Nada melhor do que trazer um arquiteto internacionalmente premiado para inspirar os estudantes do nosso Estado a desenvolverem propostas desafiadoras, sob uma nova ótica, e engajadas em transformar os espaços”, afirmou Silenio.

Isabela Coelho é uma das acadêmicas que esteve no evento e falou sobre a oportunidade que esse encontro proporcionou. “Ouvir sobre como ele desenvolveu o projeto, o uso dos materiais da própria região na construção, faz com que enxerguemos possibilidades dentro dos nossos ambientes, sendo uma grande chance de absorver conhecimento,” apontou.

O gerente de Fiscalização do CAU/TO, Gilmar Scaravonatti, ressalta a importância desse contato entre os acadêmicos e profissionais jovens e ousados que estão atuando no mercado. “Isso fomenta no meio acadêmico uma visão diferente, pois eles terão noção não apenas do projeto, mas da tecnologia de construção utilizada para o desenvolvimento dessa obra”, finalizou Gilmar.

 

Sobre o palestrante

Pedro Duschenes é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná. Realizou parte de sua formação na Universidade Técnica de Munique – Alemanha. É sócio do escritório de arquitetura Aleph Zero, em conjunto com o arquiteto Gustavo Utrabo. O escritório atua em áreas que abrangem desde o desenho de mobiliário, exposições, arquitetura residencial e comercial, até projetos de escala urbana, tanto para clientes do setor público quanto do setor privado. Busca para cada projeto uma atmosfera única, a partir de um processo colaborativo com artistas, filósofos e consultores especializados. Desde sua constituição, obteve o reconhecimento de seu trabalho em publicações e prêmios nacionais e internacionais.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE