Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

28/05/2020ㅤ Publicado às 14:13

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins reforçou a importância da Arquitetura em patrimônios históricos

Foto: Iphan Tocantins/disponível no site 

Com informações do IPHAN

Um dos monumentos mais representativos do Tocantins, a Ruína da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos será recuperada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o Instituto, o objetivo da recuperação da estrutura é para evitar a degradação causada pela ação do tempo. O trabalho vai consolidar a alvenaria e revitalização das superfícies da edificação de pedra e tijolo.

 

A previsão é que os serviços sejam realizados em três meses e o valor destinado para a obra será de R$348mil. A superintendente do Iphan-TO, Cejane Muniz, explicou que “o projeto inicial era que os serviços fossem feitos num canteiro aberto para que a comunidade pudesse acompanhar a execução e conhecer o trabalho realizado no local”, afirmou.

Cejane explicou, ainda, que o objetivo de fazer a obra em um canteiro aberto era para fazer um alerta. “A ideia era aproveitar a ocasião para alertar a população sobre os riscos de subir nas pedras, já que essa atitude degrada e danifica esse monumento importantíssimo da nossa paisagem, que é do século XVIII”, destacou a superintendente do Iphan-TO.

Patrimônio histórico e a Arquitetura

A graduação em Arquitetura e Urbanismo faz com que o profissional tenha capacidades técnicas e teóricas para a atuação prática em monumentos e cidades históricas. Desta forma, a importância do Arquiteto na preservação de acervos históricos é fundamental.

“A Arquitetura é democrática e está inserida em todos os âmbitos da sociedade. Quando se trata de patrimônios históricos, nós, arquitetos e urbanistas, temos total conhecimento técnico para conduzir recuperações desses acervos. Sobretudo, por se tratar de um interesse público e que será usufruído pela sociedade. E a Arquitetura é, principalmente, em elemento de transformação social”, observou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), Silenio Camargo.

 

Ruína da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Segundo o Iphan-TO, a Ruína está localizada no Largo do Rosário. A edificação é um remanescente da arquitetura religiosa do século XVIII, construída em pedra e tijolos artesanais. A obra ficou inacabada e se caracteriza como uma ruína.

 

Tombada pelo Iphan, a edificação está inserida no Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e Urbanístico de Natividade. O monumento apresenta paredes que delimitam o espaço que seria constituído pela capela-mor, vestígios da fundação da nave e das capelas laterais e negativos de encaixes de cobertura que indicam a existência de cobertura nas capelas laterais (sacristia e consistório). A fachada principal é marcada pelo arco do cruzeiro em tijolos artesanais, composto por pilastra com capitel, fuste e base.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE