Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

23/03/2018ㅤ Publicado às 17:02

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) promoveu nesta quinta-feira, 22, uma palestra sobre “Aprovação de Projetos em Palmas”, que ocorreu no Sebrae com cerca de 40 participantes.


O Conselho convidou o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Palmas, Roberto Petrucci Júnior, que iniciou a reunião e esclareceu acerca da proposta de aprovação simplificada de um novo modelo de aprovação de projetos, onde arquitetos e urbanistas puderam tirar dúvidas e debater sobre o tema, que por sinal, foi bastante debatido.

O novo o modelo de aprovação será implementado por fases e se destaca pela agilidade na obtenção das licenças de construção. Trata-se de um formato resumido do projeto que passa a considerar a implantação de edifício no terreno e os quadros técnicos com as informações pertinentes aos índices urbanísticos.

De acordo com Petrucci, “a previsão para implementar [o projeto] é o mais breve possível. O secretário afirmou que os projetos já estão sendo feitos e que a minuta do código será entregue até o fim deste mês.

O secretário foi indagado sobre a responsabilidade da prefeitura no que diz respeito à fiscalização. Segundo Petrucci, a prefeitura vai continuar a fiscalização, mas de forma diferente, onde os arquitetos terão mais responsabilidade nesta questão. “A prefeitura vai deixar de analisar mais afundo a arquitetura e passar a analisar mais o urbanismo,” disse.

Rui Ribeiro é arquiteto disse ter gostado da iniciativa do Conselho e comenta que “é o início de uma nova cultura de aprovação e prática profissional”, mas frisa que a prefeitura “tem que tomar muito cuidado com a questão de fiscalização, porque pode abrir de mais a possibilidade de maus projetos e depois de pronto pode não ter como voltar atrás, disse”.

O projeto ainda passará pela Câmara para ser aprovado.

No segundo momento da reunião, palavra ficou com CAU e foi destinada aos novos profissionais da área. Sendo iniciada brevemente presidente do Conselho, Silênio Camargo, e prosseguida pelo Conselheiro Federal Matozalém Santana que pontuou os principais conflitos técnicos na hora de aprovar projetos.

A recém-formada em arquitetura e urbanismo Jêniffer Gomes contou que “a palestra foi de fundamental importância para saber como funciona a aprovação de projetos aqui em Palmas e como ela vai funcionar daqui em diante, visto que têm mudanças previstas no código de obras que ainda está sujeito a aprovação na câmara e também como validar o processo de aprovação, coisas fundamentais para aprovação de projeto, quais as plantas necessárias, o uso do solo e demais fatores que precisam na hora de aprovação,” informou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE