Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

20/03/2020ㅤ Publicado às 14:41

A primeira etapa do projeto beneficiará famílias de baixa renda do distrito de Luzimangues                     

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) celebrou nesta terça-feira ,17,convênio com a Prefeitura de Porto Nacional, para implantação do projeto de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social – ATHIS. A primeira etapa do projeto piloto será realizada no distrito de Luzimangues.

“Além de democratizar a Arquitetura, o projeto de assistência técnica também faz do arquiteto o fomentador de uma visão acessível ao profissional de arquitetura e urbanismo, em ambientes que de outro modo não teriam condições de arcar financeiramente pelo trabalho”, destacou o presidente do CAU/TO, Silenio Camargo.

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, destacou que o projeto de ATHIS, Arquitetura para Todos é de grande relevância para a sociedade, pois ajuda a sanar os problemas típicos da autoconstrução. “A autoconstrução é um problema recorrente em nosso Estado, entre eles, a falta de iluminação e ventilação inadequadas, o mau aproveitamento dos espaços, a falta de acessibilidade, entre tantos outros percalços. Através do programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), quem não pode pagar por um projeto, terá a chance de ter uma moradia mais digna e adequada aos padrões de construção”, ressaltou o prefeito.

Para o Diretor de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade do Município, Paulo Jordão, a assinatura do convênio de assistência técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS com o CAU/TO, será muito importante para o distrito de Luzimangues em Porto Nacional. “Vamos trabalhar para a regularização e orientação técnica para a população de baixa renda daquele distrito, e o apoio do Conselho é de grande relevância na concretização de melhorias na vida destas famílias”, reforçou.

ATHIS

O programa de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social aborda o conceito e necessidade da expansão da moradia digna. Segundo levantamento realizado pelo CAU/BR, mais de 85% dos brasileiros constroem ou reformam sem a devida orientação de arquitetos e urbanistas.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Data Folha, em 2015. No entanto, desde 2008, existe a Lei nº 11888 para garantir que famílias de baixa renda tenham acesso gratuito ao trabalho de profissionais técnicos e especializados, legislação que esbarra na pouca divulgação e conhecimento, sendo ainda pouco aplicada no País.

Participaram da reunião o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, presidente do CAU/TO, Silenio Camargo, o Diretor de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade do Município, Paulo Jordão; além do Gerente Técnico e de Fiscalização do CAU/TO, Gilmar Scaravonatti, do Coordenador-adjunto da CPP-CAU/TO, Flavio Dalla Costa, e o Coordenador da CPP-CAU/TO – Comissão de Política Profissional, Andherson Prado Campos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE