Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

14/03/2014ㅤ Publicado às 16:21

 

A solicitação de uma reunião com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e o encaminhamento de documento de reivindicação da redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, foi um dos encaminhamentos de reunião entre Conselhos e membros da Secretaria Municipal de Finanças na tarde da quinta-feira, 13.

Participaram da reunião, que aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), do Conselho de Engenheiros (CREA), do Conselho Regional de Administração (CRA), do Sinduscon, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB),  da  Associação de Engenheiros Ambientais de Palmas e da Acipa.

Na ocasião os participantes ouviram do diretor de arrecadação tributária da Prefeitura, João Marciano, os critérios adotados para o aumento do ISSQN para categorias de profissionais autônomos em 2014, que elevou o valor de aproximadamente R$ 800, 00 para cerca de R$ 3 mil. Um valor considerado além da capacidade contributiva destes profissionais, principalmente os que estão em início de carreira.

Para os representantes das categorias presentes na reunião, o aumento pode fazer com que os profissionais deixem de se registrar junto a Prefeitura, trabalhando irregularmente ou se registrando em municípios próximos, onde a tributação é menor. “Este valor onera inclusive quem vai construir, já que os profissionais são obrigados a repassar seus custos”, frisou o gerente técnico do CAU/TO, Matozalém Santana.

Já o representante da Secretaria de Finanças, João Marciano, explicou que os novos valores foram estabelecidos através de uma média do que a Prefeitura acredita ser a arrecadação destes profissionais autônomos, como Engenheiros e Arquitetos. “Nós estabelecemos um valor conforme o que acreditamos ser a capacidade contributiva destes profissionais”, frisou ao esclarecer também que a Secretaria estava aberta para discussões sobre uma possível redução do tributo.

No final da reunião foi decidido que os Conselhos e Associações representativas de classe irão elaborar um documento com as justificativas para redução do ISSQN para autônomos que deverá ser apresentado ao prefeito Carlos Amastha. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE