Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

22/12/2020ㅤ Publicado às 15:14

Reunião de encerramento do ATHIS, promovido e coordenado pelo CAU/TO, aconteceu na sexta-feira; iniciativa aborda o conceito e necessidade de expansão da moradia digna

O programa de Assistência Técnica de Habitação e Interesse Social (ATHIS) chegou ao fim no último dia 18. De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), cerca de 60 famílias foram atendidas, nessa primeira edição, com projetos de arquitetura e regularização de obras, que contribuíram para levar condições mais dignas de habitação aos moradores da região de Luzimangues.  

O presidente do CAU/TO, Silenio Camargo, destacou um dos maiores legados do projeto. “O ATHIS destaca o papel social da Arquitetura. O profissional arquiteto e urbanista deve ser um agente de transformação. A cada projeto que se iniciava, tínhamos a certeza que estávamos cumprindo o que a Arquitetura deve ser: democrática. Ela deve ir além, para criar oportunidades para as famílias carentes, com habitações saudáveis e, consequentemente, uma sociedade mais igualitária”, reforçou o presidente do Conselho.

Para o arquiteto e urbanista, Flávio Dalla Costa, coordenador da Comissão de Política Profissional do CAU Tocantins (CPP-CAU/TO), no início havia o receio e o medo do que viria pela frente. “Se tratava da primeira vez que nós, do CAU, iríamos por em prática esse tipo de ação no Tocantins. Com o passar do tempo e das primeiras reuniões fomos nos familiarizando com o tema e as boas ideias para desempenharmos o melhor trabalho foram surgindo”, afirmou.

Letycia Teles foi uma das arquitetas que trabalhou no programa. Ela atendeu cerca de 10 famílias, em que as principais necessidades foram de regularização da moradia e reforma. A profissional contou como foi sua experiência com o ATHIS. “A cada dia era um aprendizado a mais. Cada visita era única. Eu vejo o quanto é necessário os municípios adotarem modelos de programas como o ATHIS, porque todo mundo tem o direito à moradia digna e tenho certeza que essa nossa participação é um grande passo para essa conquista”, destacou a profissional.

Transformação em Luzimangues

O coordenador da CPP-CAU/TO também contou um pouco sobre o cenário da região, assim que começaram os trabalhos. “Quanto começamos a por em prática a ação no distrito de Luzimangues, nos deparamos com uma realidade muito próxima do que imaginávamos lá no período de idealização do projeto de ATHIS. Existem áreas muito carentes na região, com famílias necessitando com urgência de uma moradia mais digna, mais salubre e mais segura. Essas famílias eram o nosso foco”, pontuou Flávio Dalla Costa.

A supervisão do projeto de ATHIS em Luzimangues ficou a cargo do Arquiteto e Urbanista Paulo Jordão, Diretor de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade do Município de Porto Nacional. Segundo ele, o projeto veio em um ótimo momento para a comunidade carente do local. “Nós sempre recebemos pedidos para trabalhar, desenvolver e regularizar as residências e proporcionar mais qualidade de vida nessa parte de Luzimangues. Por isso, focamos esse projeto nos bairros onde se concentram uma população carente muito grande, para atender àqueles que mais precisam”, relembrou.

Depoimentos

“Como acadêmico, essa experiência que o estágio em ATHIS me proporcionou foi um divisor de águas. O conhecimento que nos foi transmitido foi realmente enriquecedor. São vivências como essas que nos fazem futuros profissionais conscientes, fazendo com que não nos esqueçamos que a arquitetura não é somente o glamour do luxo que vemos nas redes sociais, mas que nosso trabalho é mudar a forma como as pessoas vivem, sejam elas com um grande poder aquisitivo ou não. O ATHIS é fundamental para que sejamos não somente pessoas melhores, mas profissionais melhores, e com isso tentamos mudar a realidade de pessoas que necessitam da nossa ajuda”, disse Lucas Teixeira de Oliveira Andrade, estudante do 8º de Arquitetura e Urbanismo da UniCatólica.

Pelo ATHIS, a moradora do Parque dos Buritis, Selma Araújo de Lira, viu “seu desejo se tornar realidade”. “Eu não tenho condições financeiras de pagar um projeto para reformar a minha casa. Depois que meu neto nasceu, sentimos a necessidade ainda maior de ter mais dignidade no nosso lar. Estou muito feliz. Admiro e sou grata a todas as profissionais que me atenderam. Espero que o programa continue, porque, assim como eu, muitas outras famílias também estão precisando”, contou a moradora.

ATHIS

O projeto de ATHIS é uma promoção e coordenação do CAU/TO, através da Comissão de Política Profissional do CAU Tocantins (CPP-CAU/TO), e teve a parceria do Município de Porto Nacional, selecionado através de Edital de Convênio Institucional nº 01-2020. O programa tem a participação de cinco Arquitetas e Urbanistas, além de 10 estagiários de Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino: UFT, ULBRA, CESUP e UNICATÓLICA.

Os trabalhos que foram realizados incluíram a elaboração de projetos, sempre levando em consideração os critérios de conceito e inovação; adequação às normas; clareza e funcionalidade. Outro ponto fundamental que os profissionais estão reforçando em Luzimangues é a sustentabilidade socioambiental; conforto térmico; acessibilidade, inclusão e adequação social.

As Arquitetas e Urbanistas participantes são: Letycia Teles de Souza, Raylane Alencar Soares, Giovanna Barbosa Goulart da Silva, Kiscylla Roberta de Sousa Reis e Núbia Maria Pereira dos Santos Bezerra, que foram selecionadas através do edital de Seleção Pública Simplificada – SPS nº 02/2020.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE