Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

17/10/2019ㅤ Publicado às 11:20

PUBLICAÇÃO CAU/BR

 

 

Importância dos Conselhos Profissionais e direito à cidade serão alguns dos temas a serem discutidos

 

 

 

 

 

O VII Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR, em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados (CDU), acontecerá no dia 30 de outubro. O evento busca estimular o debate de assuntos relacionados com as áreas de atuação dos arquitetos e urbanistas profissionais entre a categoria e representantes políticos.

 

Inscreva-se no VII Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo

 

A primeira mesa redonda debate a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº. 108, de 2019, em trâmite na Câmara dos Deputados. Com o tema “A importância dos Conselhos Profissionais na defesa da sociedade”, a mesa terá início às 10h. De autoria do Poder Executivo, a PEC 108/2019 “dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais”, que deixariam de ser autarquias, transformando-se em pessoas jurídicas de direito privado.

 

“Função Social da Propriedade e do Direito à Cidade e ao Meio Ambiente” é o tema da segunda mesa redonda, sediada às 11h45, no contexto da PEC 80/2019. De autoria do Senador Flávio Bolsonaro (PSL/RJ), a PEC, em trâmite no Senado Federal, “altera os artigos 182 e 186 da Constituição Federal para dispor sobre a função social da propriedade urbana e rural”. Neste sentido, propõe regulamentar “a função social da propriedade urbana e condiciona a desapropriação da propriedade urbana e da rural à prévia autorização do poder legislativo ou de decisão judicial, observando-se em ambos os casos o valor de mercado da propriedade na indenização”.

 

Já a terceira e última mesa terá início ás 14h e abordará o Projeto de Lei 1292/1995, com o tema “A Legislação e a Valorização do Projeto”. De autoria do ex-Senador Lauro Campos (PT/DF), o PL, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados, revê a legislação sobre Licitações e Contratos da Administração Pública. Entre outras medidas, amplia o uso da “contratação integrada” (licitação feita sem projeto), cria a modalidade de contratação “diálogo competitivo”, exige seguro-garantia para grandes obras, tipifica crimes relacionados ao assunto e disciplina vários aspectos do tema para as três esferas de governo (União, estados e municípios).

 

O evento será realizado no Salão Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Aguarde para mais informações sobre a programação completa.

Assessoria de Comunicação CAU/BR

Matéria completa SITE CAU/BR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE