Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

02/10/2018ㅤ Publicado às 19:19

Reunidos na manhã desta terça-feira, 2, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins, acadêmicos de arquitetura e urbanismo, profissionais da área, pesquisadores e membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e do Conselho de Arquitetura do Tocantins (CAU/TO) aprenderam mais sobre Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), a partir do compartilhamento de experiências de quem já atuou nesse nicho de mercado da arquitetura.

A manhã foi aberta com a apresentação do arquiteto Emerson do Nascimento, membro da Comissão de Organização e Administração do CAU/BR. Nascimento falou sobre a atuação do CAU/BR junto as ATHIS, e revelou que o Conselho vem firmando outras parcerias junto às instituições financeiras para viabilizar mais projetos na área.

As professoras Ana Carla de Lira Bottura (ITPAC/Porto Nacional) e Adriana Dias (ULBRA/Palmas) compartilharam também com os presentes suas experiências de assistência técnica, desenvolvidas juntamente com alunos da graduação das respectivas faculdades, e os resultados significativos que estão tendo, tanto para os alunos quanto para a comunidade.

 

Déficit Habitacional

 

De acordo com dados apresentados pelo membro do CAU/TO, o arquiteto Lúcio Milhomem, o Tocantins possui 15.448 domicílios em situações precárias. A precariedade das moradias representam risco para a segurança e saúde das pessoas que vivem nestas. De acordo com o conselheiro, a ATHIS é uma maneira de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, pois promove a ocupação adequada, com qualidade e com bom aproveitamento dos recursos e dinheiro.

Ainda segundo Lúcio, “a solução para moradias mais dignas não é somente a remoção dessas famílias para outras áreas, ou investimentos em grandes conjuntos habitacionais. As soluções passam também pela regularização fundiária e reestruturação das áreas urbanas”, finalizou.

O debate sobre regularização fundiária segue no período da tarde. A programação contou também com a participação da arquiteta Mariana Estêvão, que compartilhou um pouco da sua experiência à frente da ONG Soluções Urbanas, que coordena o projeto Arquiteto de Família, que realiza assistência técnica junto à comunidades do Rio de Janeiro. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE