Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

29/07/2019ㅤ Publicado às 17:36

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) em parceria com o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) realizou na noite desta quinta-feira, 25, a palestra: Inovação no mercado e oportunidades para o especialista em BIM, na sede do IPOG em Palmas.

O evento faz parte da abertura oficial da pós-graduação “Master BIM ferramentas de gestão de projetos”, que está sendo oferecida pelo IPOG na Capital, na ocasião o palestrante e também professor, Marcelo Holsback, falou sobre a necessidade de os profissionais das áreas de arquitetura e engenharia participem deste curso, visto que a partir de 2021 seu uso será obrigatório na execução de obras públicas. “Este curso fará com que o profissional das áreas de arquitetura e urbanismo estejam mais conectados e trabalhando de forma colaborativa. E isso trará não apenas mais qualidade na execução das obras, mas gerando economia e reduzindo as perdas nas obras já que todo o planejamento estará sendo pensado em conjunto e levando em consideração as necessidades da execução da obra”, apontou Marcelo.

Para o presidente do CAU/TO, Silenio Camargo, o BIM já é uma tendência no mercado da construção civil e que a cada dia vem ganhando mais espaço junto aos profissionais dessa área. “O BIM proporciona aos arquitetos e engenheiros a oportunidade de projetar em uma ferramenta tridimensional, é uma forma mais realista onde você constrói o que está planejando dentro de uma plataforma colocando tudo mais próximo do real. O conselho enxerga a necessidade de incentivar os profissionais para que estejam atualizados e também de garantir aos arquitetos a oportunidade de estarem antenados as mudanças e atualizações do mercado”, concluiu.

Ao final da palestra, foi realizado sorteio de meia bolsa para a pós graduação para os participantes do evento. A ganhadora foi Mara Veridiana Alencar Araujo Simonassi

 

Sobre o BIM

O Building Information Modeling (BIM) é uma tecnologia que permite criar modelos virtuais completos e precisos de um projeto construtivo em todas as suas fases, de forma global. Com ele é possível modelar, informar, compatibilizar e, principalmente, identificar e equalizar possíveis erros já na fase projetual, evitando que estes ocorram durante a execução da obra.

Além de configurar um grande diferencial para profissionais da área da construção civil, a Metodologia BIM caminha para se tornar uma das principais ferramentas do mercado na parametrização, no acompanhamento e no controle dos processos de projetos construtivos de pequeno, médio ou grande porte.

A pós-graduação

A pós-graduação possui uma grade interdisciplinar que permite ao aluno o domínio das ferramentas relativas à tecnologia BIM e sua aplicação prática no dia a dia profissional, permitindo a compreensão e visualização da aplicabilidade dos quesitos abordados em seu cotidiano profissional.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE