Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

20/07/2020ㅤ Publicado às 16:11

Com protocolos, Conselho intensifica o monitoramento de exercício ilegal e irregular da profissão nas redes sociais

A pandemia e o distanciamento social fizeram com que os arquitetos e urbanistas tivessem que se reinventar. Este momento está mudando pessoas, empresas e profissionais. Na Arquitetura e Urbanismo, a divulgação de trabalhos online nunca foi tão importante. Mas, antes de tudo, para a divulgação de trabalhos na internet é preciso estar atento para não incorrer em erros ou ilegalidades.

E é por isso que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) criou uma série de protocolos para orientar estudantes sobre o exercício ilegal da profissão, além de contribuir com os profissionais a divulgarem o seu trabalho na internet de forma correta e segura, transformando a rede em uma grande aliada na divulgação e venda de serviços e produtos.  A iniciativa surgiu devido a grande quantidade de irregularidades encontradas durante as fiscalizações online e de diversas denúncias recebidas pelo Conselho.

Ao todo, são 10 itens de orientação, que começa alertando. “Não ofereça serviços em arquitetura e urbanismo se não está habilitado profissional e tecnicamente para realizá-los”. Além da graduação completa em arquitetura e urbanismo é obrigatório ter o registro ativo no CAU para o exercício da profissão.

 Os estudantes devem ficar atentos. “Quando for divulgar trabalhos realizados durante o período da faculdade, sempre identifique ou informe ao público que se trata de um trabalho acadêmico”, de acordo com o segundo protocolo.

O exercício ilegal da profissão traz consequências graves para a sociedade e profissão. A fiscalização online é mais uma das ferramentas que o Conselho utiliza no sentido de combater o exercício ilegal da profissão, protegendo à sociedade de pessoas que não tem conhecimento e habilitação para o exercício profissional, além de valorizar o trabalho do Arquiteto e Urbanista, que é o profissional legalmente habilitado e registrado e que tem todas as condições necessárias para prestar um serviço de qualidade e segurança.

O presidente do CAU/TO, Silenio Camargo, reforçou a importância dos protocolos e reiterou o compromisso do Conselho para garantir os direitos dos arquitetos e urbanistas, além do trabalho de orientação aos estudantes. “O nosso objetivo com a criação dos protocolos é orientar, pois é preciso ficar atento. Todos os profissionais e empresas de arquitetura e urbanismo devidamente habilitados podem ser consultados no nosso site. Nós também temos um canal de contato direto com os estudantes para esclarecer dúvidas sobre o exercício ilegal da profissão, bem como outros assuntos”, destacou o presidente.

Acesse agora a lista completa de protocolos:  PROTOCOLO DE DIVULGAÇÃO ONLINE DE ARQUITETURA 03 (1)

Consulte todos os profissionais arquitetos e urbanistas habilitados no site:  https://acheumarquiteto.caubr.gov.br/. Para denúncias, basta acessar o link: https://servicos.caubr.org.br/, clicando em “Cadastrar Denúncia”, ou pelo e-mail: fiscalização@cauto.org.br ou WhatsApp (63) 9 9259 2480.

E também pelo e-mail fiscalização@cauto.org.br ou WhatsApp (63) 9 9259 2480, estudantes de Arquitetura e Urbanismo podem entrar em contato com o CAU/TO, para esclarecimento de dúvidas e outros assuntos.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

25/03/2024

Processo de seleção simplificada

Artigos

23/01/2024

Nota de posicionamento conjunta CAU/TO e CREA/TO

Artigos

09/01/2024

NOTÍCIAS CAU/TO: Nova Presidência Eleita para o Triênio 2024-2026

Artigos

07/12/2023

Tribunal anuncia projetos vencedores do Concurso de Arquitetura Renova TCE